Melhor do que ouvir o chamado é dizer "sim" para o chamado de Deus.






Membros

terça-feira, 28 de setembro de 2010

A Graça na restauração do pecador.

Em se tratando de restauração do pecador, todos os passos para a redenção do pecador são atribuídos à graça de Deus, ou seja, todas as bênçãos provenientes da salvação nos são dadas graciosamente por Deus.
1- A Eleição é obra da graça de Deus. Apesar da eleição não significar salvação, ela indica quem serão salvas com absoluta certeza, embora apenas Deus possa ter esta certeza. O decreto da eleição é nascido no amor gracioso de Deus. O ato divino de eleger indivíduos para a salvação já revela a manifestação da graça de Deus. A eleição por si só já é por graça. Isso exclui toda e qualquer tentativa de validar a salvação por obras (Rm 11.5,6).


2- A Regeneração é obra da graça. Regeneração é sinônimo de chamamento, chamado eficaz, vocação eficaz. Paulo declara de os homens são chamados por graça. Ele é um exemplo do chamado gracioso de Deus. Ele não desejava ser um cristão. Nunca almejou isso. E ele testemunha isso em Gálatas 1.6,15:


“Admira-me que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro evangelho... Quando, porém, ao que me separou antes de eu nascer e me chamou pela sua graça, aprouve revelar seu Filho em mim...”.


3- A Justificação é obra da graça. A base da nossa justificação repousa na obra graciosa de Cristo que derramou o seu sangue (Rm 5.9). A justificação pelo sangue é uma obra da graça de Deus:


“... sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus...” (Rm 3.24).


Em Romanos 5.16,18, Paulo nos explica que Deus exerce juízo sobre os homens com base apenas no pecado de Adão. Uma só ofensa. Já com a graça de Deus ocorre diferente. Imagine se Deus justificasse o homem por um só pecado?, como ficaria ele com o restante dos pecados que comete? A morte de Cristo traz o perdão não apenas de uma transgressão, mas de todas elas. Isso leva a gratuidade da justificação por todos os pecados. A graça transcorre de muitas ofensas. Por isso o apóstolo conclui:


“... mas onde abundou o pecado, superabundou a graça...” (Rm 5.20).


A graça sobrepuja o pecado a fim de que os seres humanos possam ser justificados de todos os seus pecados (Tt 3.7).


4- A fé é obra da graça. De acordo com as Sagradas Escrituras, a fé é fruto da graça divina sobre os homens. É a graça de Deus atuando na vida do homem que o capacita a ter fé. Não podemos dissociar graça da fé. Sem a graça divina é impossível crer em Cristo. Qualquer fé em Cristo que não for acompanhada da graça, pode ser qualquer coisa, menos a verdadeira fé evangélica. É a graça de Deus que torna possível a fé em Cristo:


“Querendo ele (Apolo) percorrer a Acaia, animaram-no os irmãos e escreveram aos discípulos para o receberem. Tendo chegado, auxiliou muito aqueles que, mediante a graça, haviam crido...” (At 18.27).


Mesmo convencendo publicamente às pessoas por meio das Escrituras (v. 28), era absolutamente necessário que a graça operasse, a fim de que as pessoas pudessem crer. Não existe fé sem a graça. Não há meio para obter a fé se não for através da graça.


“Porque vos foi concedida a graça de padecerdes por Cristo e não somente de crerdes nele...” (Fp 1.29).


5- A santificação é obra da graça. Apesar de muitos crentes acharem que a santificação é algo que o crente deve desenvolver, e eles estão corretos em pensar isso, o que eles precisam saber é que a santificação é uma obra que Deus faz em nós.


"Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar." (1Pe 5.10).


A palavra “santificação” não aparece no texto, mas os seus sinônimos: “aperfeiçoar”, “firmar”, “fortificar” e “fundamentar”.


A graça de Deus nos aperfeiçoa, ou seja, vai nos tornar maduros para a vida cristã semelhante á de Jesus Cristo. A graça de Deus promete firmar-nos, ou seja, Deus nos fará seguros na luta contra o inimigo. É pela graça que o crente nunca apostatará da fé, mas permanecerá firme na doutrina do seu Senhor. Não desprezará a boa consciência firmada na palavra e nem irão naufragar na fé (1Tm 1.19). A graça de Deus nos fortifica. Em tempos de conflitos teológicos e espirituais, precisamos não apenas de firmeza, mas de constante fortalecimento. Constantemente perdemos nossas energias contra os ataques desgastantes do inimigo. Por isso, em Hebreus, os santos do passado “da fraqueza tiraram força” (Hb 11.34). Paulo já afirmou que “o poder de Deus se aperfeiçoa na fraqueza (2Co 12.9,10). A graça de Deus promete fundamentar-nos. Toda obra de santificação está firmada na obra de Cristo que nos é transmitida através de sua Palavra. É o fundamento sobre o qual toda a igreja deve estar firmada.


6- A entrada na glória é obra da graça. Ainda no texto de 1 Pedro 5.10, encontramos a declaração da glória a vir a ser revelada em nós como produto da mesma graça. Somos chamados para desfrutar ou participar da eterna glória de Deus. “Glória” é a bem-aventurança celestial da qual todos os eleitos de Deus participarão. Esta glória está vinculada à sua Santidade. Ser participante da sua glória é ser participante da sua santidade. Deus já começou esta obra em nós, mas vai completá-la no dia de Cristo Jesus.

**** ~~ **** ~~ **** ~~ **** ~~ ****

segunda-feira, 13 de setembro de 2010


A Bíblia fala muito sobre alegria. Deus considera a alegria muito importante, pois Ele fala muito dela.
Infelizmente nós vivemos em um mundo onde há muita tristeza, tragédias e preocupações. Se você olhar para os lados, você vai ver faces longas e tristes, corações pesados, más notícias. Os jornais flamam de tragédias, calamidades, desemprego e acidentes terríveis. As circunstâncias querem nos esmagar e nos abater.


Em muitas casas não existe o riso. Infelizmente em muitos lares cristãos também não.Se você prestar atenção muitas pessoas até mesmo cristãs hoje, estão à procura de sinais de alegria e sons de riso. Vivem cheios de tristeza, desanimados, reclamando da vida e das circunstâncias, e muitas vezes até oprimidos.


Infelizmente muitos cristãos vivem debaixo de um jugo de sofrimento, "carregando a cruz", "caminhando para Canaã" e tem perdido a alegria da salvação.


Na verdade, eles precisam de um batismo de alegria, um batismo de riso, um batismo poderoso com o Espírito Santo que os deixem embriagados ao ponte de chorar de tanto rir.


"O fruto do Espírito é ...alegria..."(Gálatas 5:22)


O cristão verdadeiro é uma pessoa alegre e Deus tem muito a nos dizer sobre isto.


"Quando o Senhor trouxe do exílio os que voltaram a Sião, estávamos como os que sonham. A nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua de cânticos de alegria. Então se dizia entre as nações: grandes coisas fez o Senhor por estes.


Grandes coisas fez o Senhor por nós, e por isso estamos cheios de alegria". (Salmo 126: 1-3)


O salmista está falando dos judeus que estavam retornando do cativeiro e por isso estavam alegres por seu livramento, estavam sonhando, rindo à toa, cantando com alegria, com a boca cheia de riso.


"Pois o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo". (Romanos 14:17).


Jesus disse: "Tenho-vos dito isto para que a minha alegria permaneça em vós, e a vossa alegria seja completa". (João 15:11).


A alegria do Senhor e o riso não são algo passageiro em nossa vida mas algo permanente e completo. Deus quer que estejamos transformados com a sua alegria. A alegria de Jesus deve estar em nós desde o momento em que fomos salvos até a eternidade.


Infelizmente muitos cristãos tem perdido a alegria, e esta alegria precisa ser restaurada.


A alegria do Senhor é uma parte essencial da nossa vida. Deve estar em nosso coração logo de manhã. Deve estar em nosso coração durante o dia enquanto enfrentamos os problemas. Deve estar em nosso coração à noite quando vamos dormir.




A alegria do Senhor deve permanecer em nós, deve nos encher, inundar, transbordar em nossas vidas.


Há um forte e poderoso vento soprando, e este mover do Espírito Santo está trazendo de volta uma alegria transbordante e contagiosa. O Senhor tem visitado o seu povo.


Quando Deus visita o seu povo, quando o Espírito Santos é derramado há alegria.


"As multidões unanimemente prestavam atenção ao que Felipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia. Os espíritos imundos saíam de muitos que os tinham, clamando em alta voz, e muitos paralíticos e coxos eram curados. Havia grande alegria naquela cidade". (Atos 8: 6 a 8).


Não deixe que nada roube a tua alegria.


Ria da circunstâncias contrárias. Ria das impossibilidades. Ria cheio do Espírito Santo, na presença de Deus.


Jesus disse "... a vossa alegria ninguém poderá tirar". (João 16:22b)


"Os resgatados do Senhor voltarão, e virão a Sião com cânticos de júbilo; alegria eterna coroará as suas cabeças; gozo e alegria alcançarão, e deles fugirá a tristeza e o gemido". (Isaias 35:10).


Deus nunca disse que a sua alegria seria temporária.


Eu sou uma resgatada pelo Senhor e você também. Isso quer dizer que: "eterna alegria coroará as nossas cabeças", não por um momento, mas até a volta de Jesus”.


Você não precisa andar triste. A bíblia diz que toda tristeza, angústia e pranto fugirão de você.


Você não precisa viver chorando, quando você pode viver rindo. No meio de todas as lutas haverá uma tremenda alegria em teu coração colocada por Deus.


"Alegrem-se os céus, e regozije-se a terra; ruja o mar e a sua plenitude.Alegre-se o campo com tudo o que há nele; então se regozijarão todas as árvores do bosque, perante a face do Senhor..." (Salmo 96:11 a 13)


"O Senhor reina. Regozije-se a terra, alegrem-se as muitas ilhas"(Salmo 97:1)


Toda criação se alegrará perante a face do Senhor porque Deus salva o seu povo.


"...todas as extremidades da terra viram a salvação do nosso Deus". Celebrai com júbilo ao Senhor, todos os moradores da terra, e daí brados de alegria, regozijai-vos, e cantai louvores; cantai louvores ao Senhor com harpa, com harpa e voz de canto, com trombetas, e ao som de buzinas, exultai


perante a face do Senhor, do Rei". (Salmo 98:3-6).


Glória a Deus! Precisamos de mais celebração, mais júbilo, mais louvores, mais gritos de alegria. Deus está despertando o seu povo para cantar, dançar, gritar e se alegrar na sua presença.


Há um som de festa enchendo a casa de Deus.


"Ruja o mar, tudo o que nele há, o mundo, e todos os que nele habitam. Os rios batam palmas, regozijem-se à uma as montanhas na presença do Senhor, pois Ele vem julgar a terra". (Salmos 98:7-9).




Você pode ver o que Deus está dizendo aqui? Você pode imaginar o mar rugindo com louvores? Você pode Imaginar todos os moradores do mundo sendo chamados para celebrar a Deus? Os rios batendo palmas? As montanhas alegres?


A presença do Senhor traz alegria a toda a terra.


"Celebrai com júbilo ao Senhor, todos os moradores da terra. Servir ao Senhor com alegria; apresentai-vos a Ele com canto". (Salmo 100: 1-2).


Deus manda você celebrar com júbilo e o servir com alegria.


Quando você celebrar a Deus com todo o teu coração, um espírito de alegria se apoderará de ti, de forma que você rirá das situações difíceis porque você confia no Senhor. Você sabe que Ele é o rei de toda a terra, e tem o controle sobre todas as circunstâncias.


O Apóstolo Paulo disse: "Alegrai-vos sempre no Senhor. Outra vez digo, alegrai-vos" (Filipenses 4:4).


**** ~~ **** ~~ **** ~~ **** ~~ **** ~~ **** ~~ ****

domingo, 5 de setembro de 2010

“Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma só carne. E ambos estavam nus, o homem e a sua mulher; e não se envergonhavam.” (Gn 2:24,25)




Quando Deus criou o casamento, Ele o fez para que homem e mulher pudessem completar um ao outro em suas necessidades espirituais, emocionais, intelectuais, físicas e sociais. Para que o casamento cumpra o propósito é necessário, porém, que esteja alicerçado na Rocha que é Jesus.


O alicerce é a base sobre a qual se constrói um muro, uma casa, um edifício. A Bíblia diz em Lucas 6:48 “É semelhante a um homem que, edificando uma casa, cavou, abriu profunda vala e lançou alicerce sobre a rocha; e, vindo a enchente, arrojou-se o rio contra aquela casa e não a pôde abalar, por ter sido bem construída.”


O fato é que quando casamos trazemos toda a carga familiar que adquirimos em toda a nossa criação. Normalmente não aprendemos que só devemos conservar essa herança familiar se ela for boa e o que acontece é que preservamos conosco o bom e o ruim, o que pode prejudicar o relacionamento conjugal. Portanto, para a realização plena da aliança é necessário amadurecimento e emancipação (Gn 2:24).


Ao formarmos uma família, devemos aprender a tomar as decisões em casal, sem nos deixar influenciar pelas posturas de nossos pais e familiares. E para isso é preciso libertação de algumas amarras que muitas vezes tentam prender os cônjuges.


O casal deve buscar fortalecer um ao outro, tendo como prioridade gerar amor, comunhão e respeito no dia-a-dia. Tudo na aliança vem através da dedicação mútua e é alcançado quando o homem e a mulher decidem:


1. Deixar a dependência emocional.


“Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma só carne.” (Gn 2:24)


O casal, após firmar aliança, não deve morar com os pais de nenhum dos cônjuges, mas precisam ter em mente que construir uma família fala de viver um para o outro, cuidando um do outro. A provisão para o lar virá do trabalho dos dois e não mais dos pais, como antes.


2. Deixar os hábitos e heranças espirituais da família.


“...sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, que por tradição recebestes dos vossos pais...” (I Pe 1:18).


Muitas vezes, em virtude da convivência com os pais corremos o risco de nos tornarmos vítimas de um comportamento que poderá nos aprisionar por toda a vida. E ao entrarmos no casamento precisamos renovar a mente com base na Palavra de Deus.


Não podemos preservar conosco o que não é bom, por isso decida romper com todos os hábitos e heranças espirituais que você adquiriu em sua família que não contribuirão de forma benéfica para o seu relacionamento conjugal. Construa seu casamento firmado na Rocha.


3. Deixar a influência de certas palavras


“A morte e a vida estão no poder da língua, o que bem a utiliza come do seu fruto.” (Pv 18:21)


No decorrer de nossas vidas recebemos muitas palavras que são contrárias ao propósito que Deus tem para nós. Quantas palavras que foram liberadas no reino do espírito e acabaram nos influenciando, de forma errada, a maneira de pensar e de agir. Essas palavras podem interferir no relacionamento e portanto, devem ser renunciadas.


A língua maligna destrói o caluniador, o caluniado e o ouvinte e a morte causada por essas palavras, na maioria das vezes não é física, mas é mortal, porque nem sempre pode ser vista, por isso mata a alma.


4. Deixar problemas de relacionamento familiar


“...tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem; e ninguém seja devasso, ou profano como Esaú, que por uma simples refeição vendeu o seu direito de primogenitura.” (Hb 12:15,16)


Muitas pessoas foram vítimas de agressões físicas, emocionais, sexuais e hoje carregam amargura na alma, lembranças dolorosas que podem afetar os sentimentos em relação aos pais e conseqüentemente em relação ao cônjuge.


A amargura prejudica o lar e impede que as bênçãos cheguem até o casal. Portanto, não alimente sentimentos negativos em sua vida, busque a cura de Deus para que você e o seu cônjuge tenham a melhor família de toda a terra.


Faça o conserto que for preciso, mas decida pela cura. A cura é o único meio pelo qual todo o peso do passado é removido. Precisamos arrancar todas as raízes de amargura que foram construídas no passado, porque toda raiz de amargura produz frutos amargos e nós fomos chamados a viver uma vida de plenitude, Jesus conquistou essa vida na cruz do calvário.


Deus tem bênçãos para a família de Gênesis a Apocalipse. Como Seus filhos temos um direito e uma herança de vivermos cada uma dessas bênçãos. Não abra mão de ter uma família alicerçada nas bases que a Palavra apresenta. Usufrua as benécies de Deus para o seu relacionamento conjugal, dessa forma vocês só têm a ganhar.

**** ~~ **** ~~ **** ~~ **** ~~ **** ~~ **** ~~ ****